terça-feira, 29 de maio de 2012

Uso prolongado de salto alto



Causa: dor na coluna, bolhas, calos, joanete (saliência óssea), encurtamento da panturrilha('batata' da perna), tendinite, dificuldade de andar descalço...

Desta vez falaremos sobre o que acontece no nosso corpo quando usamos por um longo período o salto alto.
Antigamente na transição da adolescência, as mulheres eram apresentadas à sociedade por meio de uma festa debutante. Ocorria a troca do sapato sem salto para o com salto de 5 cm.

 
Posição ideal dos pés


Para termos o funcionamento correto do nosso sistema circulatório, devemos ter nossos pés a 90° em relação ao solo. Assim podemos exercer o bombeamento de sangue nos membros inferiores a fim de fazer com que a circulação sanguínea se movimente e faça seu papel de nutrir e oxigenar os tecidos musculares, tecido ósseo e a pele, evitando inchaços nos pés.

 Nos tipos de salto o mais prejudicial são os saltos altos acima de 6 centímetros (foto), visto que quanto maior o salto, maior é a pressão que o corpo exerce sobre os pés. Isso é agravado se o tipo do sapato for de ponta fina em que os dedos são pressionados àquele formato, se deformando.


Saltos acima de 6 cm são prejudiciais à saúde



O uso dos saltos altos cria joanetes: desvio do osso do dedão e das falanges que aparece como uma saliência na região da parte externa do pé agravado com o uso de sapato bico fino. O salto, se menos de 3 cm, transfere 50% do peso de forma uniforme entre o calcanhar e a base dos dedos. Mas se maiores do que 5 cm, 90% do peso é transferido para a base dos dedos e somente 10% do peso fica no calcanhar. Essa pressão pode causar joanete e agravar problemas existentes, como por exemplo, dor na coluna. Além do mais, retrai a musculatura da panturrilha (batata da perna), atrofia o tendão de Aquiles e prejudica a coluna, muitas vezes modificando sua estrutura, ocasionando prejuízos ao andar.

Por causa do calcanhar elevado, o centro de gravidade do corpo é jogado para a frente; com a inclinação, a distribuição de peso do corpo piora e se concentra na articulação do joelho podendo ocasionar dores e até mesmo tendinite. Para compensar a inclinação tende-se a “empinar o bumbum”, jogando o tronco para trás comprometendo a postura, principalmente em crianças e adolescentes em crescimento. Os músculos do tornozelo podem ficar comprimidos e com isso menos flexíveis (encurtados), a panturrilha se contrai e em meses encurta, causando dor e limitação quando não se usa o salto.

Os saltos tipos plataforma (foto) trazem menos prejuízo à saúde, porque elevam a parte anterior do pé, não havendo a sobrecarga de peso, possibilitando assim, ganhar altura e diminuem o grau de contração da panturrilha.

Mas, deve-se ter cuidado com as torções no tornozelo, visto que esse tipo de salto não é apropriado a terrenos acidentados, pois prejudicam o equilíbrio e aumentam a chance de torções. Também há o risco de má circulação sanguínea, pois esse salto deixa o pé menos flexível impossibilitando o movimento dos músculos da panturrilha que são responsáveis pelo retorno do sangue.

O uso do salto Anabela (foto) também não será muito prejudicial, se o peso for distribuído corretamente pela planta do pé. Em resumo, não se deve usar saltos com mais de 3 cm por mais de seis horas por semana.

O tipo de salto influi no equilíbrio ao andar, se mais fino ou mais grosso, facilitando ou não o caminhar, ou sendo mais susceptível às torções. Saltos mais grossos dão uma base maior podendo oferecer ao tornozelo um pouco mais de equilíbrio do que os saltos mais finos ou tipo agulha, pois a base é bem diminuída favorecendo a perda do equilíbrio em terrenos acidentados.

 
Amenize os prejuízos do uso de salto alto

Muitas mulheres reclamam que depois de utilizar por muito tempo o salto alto, sentem dor, como por exemplo, na panturrilha, na coluna, no pé... ao trocá-lo por um mais baixo ou mesmo andar descalço. Uma dica para amenizar os prejuízos do uso do salto alto é alternar os dias, ou períodos em que você os usa, com saltos mais baixos. Alie isso à prática de exercícios de academia, yoga, caminhada no parque, mas com tênis apropriado. Isso faz com que os músculos não se atrofiem, porque não se acostumam com um tipo específico de salto.
Mas se você está em dúvida sobre que tipo de salto usar, consulte um fisioterapeuta para avaliar seu quadro físico e indicar o calçado correto para a sua estrutura óssea.

Que tal começar o dia com um conselho de Chanel?

                 
"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mes...mo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."

Coco Chanel

Bom Dia!!!

 

Quero que seu dia hoje seja com flores pelos caminhos que você percorrer. Com gente feliz ao seu redor. Com chuvas de sorrisos e de olhares que vem da alma. Não importa se grandes notícias não virão hoje. Que também não venham as más. Que seu dia seja de paz. Que você esteja em paz. E que você olhe os problemas de cima, e as pessoas que você convive, com olho no olho. Que as palavras do dia sejam ‘leveza’, ‘doçura’, ‘calmaria’, ‘tranquilidade’. E que suas próximas horas sejam carregadas de pensamentos positivos e muita paz no coração.

Alimentos para quem tem Hipotireoidismo.


No tratamento nutricional do Hipotireoidismo o ideal é reduzir ou manter o peso, regular o funcionamento intestinal, evitar o aumento do colesterol LDL sanguíneo e reduzir o inchaço.
Vejamos alguns alimentos (frutas, cereais, carnes) que ajudam a tireoide acelerar (retirado da Revista Viva Saúde):

Gema de ovo – possui iodo, vitamina D que quando em baixa compromete a participação dos hormônios tireoidianos nos ossos. Consuma 1 unidade 3x por semana;

Leite – possui iodo, é fonte de cálcio, quando cálcio está em baixa no organismo, desativa as enzimas envolvidas no metabolismo. Consuma a qualhada.

Algas – ótima fonte de iodo, o qual colabora na produção dos hormônios tireoidianos, melhorando assim o metabolismo. Consuma 1 pires de chá 2x a 3x por semana;

Frutos do mar – como ostras, lagostas, camarões, ótimas fontes de iodo também. Possui boas doses de cálcio. Consuma 1 porção de 120g 2x por semana;
Peixes de água salgada – também oferecem uma boa quantidade de iodo e cálcio, os quais favorecem o bom funcionamento da tireoide. Consuma pescada, atum, sardinha, cação e badejo como 1 porção de 120g 3x por semana;

Cereais integrais – boas fontes de magnésio, mineral este que quando está em baixa, diminui a secreção de PTH (hormônio secretado pelas glândulas paratireoides) que prejudica a resposta óssea e renal do organismo. Consuma 1 porção de 100g por dia;

Laranja – rica em selênio e vitamina C, reforça a imunidade, é necessária para a absorção de ferro, é antioxidante e participa na formação das catecolaminas (neurotransmissores). Consuma 1 unidade ao dia;

Sementes – linhaça dourada, sementes de abóbora e de girassol, possuem cálcio e a tirosina que funciona como um alimento para o metabolismo. Consuma 1/2 xícara 3x por semana;

Castanha-do-Brasil – contém selênio, mineral importante que participa dos mecanismos antioxidantes, influencia no sistema imune e atua ativamente da homeostase (estabilidade) da glândula tireoide. Consuma 1 ou 2 por dia;

Para muitas pessoas com hipotireoidismo, para redução do inchaço no corpo o que resolve é drenagem linfática.

A dica desses alimentos é superimportante para quem tem hipotireoidismo. Mas é preciso conscientização, motivação e fazer exercícios físicos regularmente, pois é engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso. Emagrecer vale para todos.