sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ronco pode significar problemas cardiovasculares


 

Pessoas que roncam em volume alto têm expectativa de vida menor

Vários distúrbios do sono estão ligados a problemas muito mais sérios do que o simples cansaço que a insônia ou a má qualidade da noite dormida proporcionam. Alguns têm outras implicações e sinalizam que funções do corpo podem não estar funcionando da maneira correta. O ronco é uma dessas características. Incômodo e muitas vezes motivo de brincadeiras, esse sintoma pode significar diversas disfunções, como a obesidade, a hipertensão e problemas cardiovasculares, que algumas vezes podem até levar à morte prematura.

Uma pesquisa feita pela universidade norte-americana John Hopkins mostrou que as pessoas que roncam em um volume muito alto têm uma expectativa de vida menor e problemas cardiovasculares mais graves e em maior quantidade. As doenças que podem estar por trás do ronco são as causadoras desses riscos. 
Esse estudo acompanhou 6.400 pessoas durante oito anos. Os pacientes com apneia do sono e ronco muito alto ficaram mais propensos a apresentar quadro hipertensivo, diabetes e doenças cardiovasculares.

Tanto o ronco quanto a apneia consistem no estreitamento ou fechamento das vias aéreas durante o sono. Nas pessoas que roncam alto, o ar tem tanta dificuldade para passar aos pulmões que acaba produzindo um som incômodo. Na apneia, ocorre a obstrução das vias aéreas. Após ficar sem respirar por alguns segundos, a pessoa acorda no meio da noite, deteriorando a qualidade do seu próprio sono.

De acordo com a médica e pesquisadora dos problemas do sono Fernanda Haddad, esses dois problemas têm tratamento e incluem o emagrecimento, pois indivíduos muito obesos têm maior propensão ao fechamento das vias aéreas, decorrente do acúmulo de tecido adiposo na região do pescoço.
DISTÚRBIOS DO SONO
"O ronco acontece por associação de fatores: o envelhecimento, principalmente depois quarta ou quinta décadas de vida; a flacidez da faringe e alterações anatômicas na faringe e no esqueleto facial. O ronco pode vir associado à apneia do sono e, quando isso ocorre, há o aumento do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto e derrame", afirma.

Para ambos os casos, há tratamentos disponíveis e com resultados satisfatórios. Na questão da apneia, o mais usado é o CPAP, que é um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas. Ele consiste em uma máscara que o paciente coloca para dormir e que melhora o fluxo de ar dentro do organismo.

Há também métodos menos amplos, como um aparelho intra-oral, que proporciona o avanço da mandíbula e facilita a desobstrução das vias aéreas. Em casos mais extremos é possível a intervenção com cirurgia. "Procedimentos cirúrgicos no nariz e na faringe fazem a correção de desvio do septo e rinite crônica", diz Fernanda. 
O volume do ronco é um fator importante na observação dos problemas do sono. Quanto mais alto é o som, maior é a dificuldade de passagem do ar durante a noite.

Porém, se o problema ainda não é tão grande, isso não é um motivo para deixar de averiguar o que está ocorrendo, pois há uma possibilidade significativa de o ronco aumentar e até evoluir para a apneia com o envelhecimento do individuo.


Quando Deus amanhece na vida da gente, as noites têm significado porque dão ocasião a um lindo amanhecer; os caminhos têm sentido, porque levam onde moram os homens; a flor tem sentido, porque é um reflexo do rosto de Deus; o trabalho é uma alegria, porque as mãos fazem belezas que podem unir os homens; as casas são ninhos onde pessoas se amam; a criança é uma notícia porque é mais um pedacinho de vida neste mundo de harmonia.

Comer rápido engorda?‏


          Não é exatamente o fato de comer rápido que engorda. São as consequências desse ato que levam você a se descontrolar e esse descontrole é que acaba por engordar.

     Não é necessário que você mastigue eternamente os alimentos que põe na boca. A mastigação é ótima para a sua saúde, torna a digestão mais fácil e evita a sensação de má digestão. Mas, você não precisa ficar preocupada em não perder a conta das vezes mastigou a comida. Basta que você entenda que importante comer devagar e por que.

     Comendo calma e lentamente você saboreia melhor os alimentos e leva o mesmo tempo para se saciar, só que comendo a metade.
     A princípio você pode pensar que não vai conseguir. É natural. Durante a refeição a gente acaba se esquecendo disso e quando percebe já devorou tudo rapidinho. Então, guarde esses três segredinhos:
  leve pequenas quantidades de alimento à boca;
  não se distraia com outras atividades enquanto estiver se alimentando;
  faça um intervalo mais ou menos na metade da sua refeição.
     Introduzindo esses três detalhes aos seus hábitos à hora das refeições, você conseguirá dar início ao processo mais importante para o emagrecimento - a reeducação alimentar. Afinal, reeducação alimentar não é apenas a mudança da quantidade e dos alimentos que você come. A sua postura é muito importante nesse processo.

     Você deve procurar se alimentar em ambientes e situações que permitam que você se concentre na sua refeição. Evite ler, assistir TV ou conversar ao telefone nesses horários. Só assim você vai prestar atenção na quantidade que come, no sabor e na mastigação dos alimentos, principalmente quando seu estado emocional estiver alterado, porque nessas circunstâncias a tendência natural é comer mais rápido e maiores quantidades.

     Enfim, quando você come rápido, não presta atenção nos alimentos que ingere, engole quase tudo inteiro, demora muito mais para ficar satisfeita e por isso come mais. Aí, você engorda.

     Então, procure usar os três segredinhos acima e veja que será muito mais fácil controlar a sua alimentação e emagrecer.