domingo, 1 de julho de 2012

PARA REFLETIR

BOM DOMINGO A TODOS!!!


Emagrecimento Saudável

Praticando atividades física regulares, se reeducando nutricionalemte, controlando o stress e se equilbrando hormonal e metabolicamente é perfeitamente possível emagrecer com qualidade.
O que é emagrecer com qualidade?
Primeiramente , emagrecer com saúde.Uma segunda definição seria perder massa de gordura e manter ou até ganhar massa massa muscular tornando o corpo mais esbelto e estruturado.
Dietas milagrosas com pouco valor nutricional podem até resolver num curto período de tempo mas se mostraram ineficientes a longo prazo .
Quem agüenta tomar sopa a semana inteira?Quem agüenta ficar contando pontos quando se come? Quem agüenta só comer proteínas e gordura?
Essas dietas malucas são úteis em casos excepcionais como modelos que precisam passar em algum teste ou atletas que precisam atingir determinado peso para alguma competição.
Dietas milagrosas por longos períodos favorecem o catabolismo muscular , isto é, perda de massa magra o que deixa a pele flácida e sem vida.
Sem contar que a falta de vitaminas e minerais levam a má qualidade da pele, das unhas, dos cabelos, diminuição da libido,cansaço, entre outras coisas. Além disso, a dieta é feita por curto prazo, não há reeducação alimentar e ao tèrmino em quase todos os casos vemos o paciente voltar ao peso anterior.
A dieta deve ser baseada no metabolimo de repouso pare se ter sucesso .Ingerir uma quantidade calórica muito abaixo do metabolismo obrigará seu organismo a poupar energia e isso não se transformará em perda de peso. Outro ponto importante é a proporção ideal entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), com o objetivo de aumentar o metabolismo e controlar os níveis de insulina, hormônio responsável pelo apetite e pela formação de gordura.
Otimizando – se a fisiologia hormonal conseguimos aumentar o metabolismo basal , queimar mais gordura e ganhar mais músculo. Músculo consome mais energia que gordura o que aumenta ainda mais o metabolismo basal e queima se mais gordura, num ciclo deliciosamente vicioso.
COMO QUEIMAR MAIS CALORIAS?
As atividades físicas são responsáveis pelo gasto de até 40% das energias disponíveis do nosso organismo. Por isso, algumas dicas são importantes.
Deixe o sedentarismo de lado – O exercício ajuda todo o organismo a funcionar melhor. Mesmo depois de terminada a atividade física, o metabolismo continua estimulado por várias horas, o que ajuda a queimar calorias no resto do dia, até em repouso.
Aumente os músculos esqueléticos – Os músculos esqueléticos são aqueles responsáveis pelos movimentos voluntários, como o bíceps de nossos braços e os músculos das coxas. Eles aumentam de tamanho ao serem exercitados e são grandes consumidores de energia – gastam calorias mesmo quando dormimos. Em regra, pratique todos os dias exercícios de intensidade moderada e pelo menos três vezes por semana faça musculação ou exercícios de resistência, como musculação ou pedalada com esforço. Esse tipo de atividade física é a que mais queima calorias e ainda por cima aumenta o volume dos músculos.
E, depois de tudo, durma bem – As horas de sono também contribuem para ativar o metabolismo. Se a pessoa dorme menos de oito horas por noite, seu metabolismo passa a funcionar em marcha lenta e as calorias se acumulam. Um estudo do Centro para Saúde, Comportamento e Desenvolvimento das Crianças, setor do Centro de Pesquisas sobre crianças de Seattle, nos EUA, comprovou a relação entre privação de horas de sono e o aumento de incidência de obesidade. Por isso, quem segue um planejamento para emagrecer não deve deixar de levar em conta a necessidade de uma boa noite de sono.
O que não depende só de você – Além da alimentação e das atividades físicas, fatores que podemos controlar, existem também outros, que poderíamos chamar de internos, relacionados com o nosso metabolismo. É o caso da predisposição genética ou do funcionamento não otimizado ( ou máximo) das glândulas endócrinas, como a tireóide,supra renal, ovários, testículos, glândula pineal e hipófise.Esta otimização pode ser feita através da terapia de modulação hormonal biodêntica e fisiológica.