terça-feira, 26 de junho de 2012

Bom Dia !!!

APLICAÇÃO DE PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)


O Plasma rico em plaquetas (PRP) ou concentrado plaquetário éconhecido por seu aumento na concentraçãode plaquetas eseus fatores de crescimento associados. Obtido pela centrifugação do sangue recém colhido utilizando citrato de sódio como anticoagulante, em velocidade baixa, de modo a sedimentar as hemácias e manter os leucócitos e as plaquetas em suspensão no plasma.Esse, então, é transferido para outro tubo e constitui o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Este processo permite a concentração de grande número de plaquetas em condições de liberar os fatores de crescimento, em um pequeno volume de plasma.
                                                


Desde meados de 1990, o gel de plaquetas (originário do PRP), tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, reconstrutiva oral, bucomaxilo-facial e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar o reparo da ferida cirúrgica e a regeneração óssea. Recentemente, estudos mostram benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, na dor das articulações, neuropáticas, musculares, tendões, promovendo alívio da dor e recuperação tecidual.



O tratamento com aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) pode eliminar a necessidade de tratamentos mais agressivos como cirurgia e medicação a longo prazo, além de uma recuperação mais rápida.

Indicado para pessoas que sofrem de dores e lesões:
Coluna
Ombros
Cotovelos
Pulso e mão
Tendinose (tornozelo, joelho, ombro, punho, bíceps da panturrilha, e os tendões de Aquiles)
Quadril / Pélvis / articulações Sacro-Ilíaca
Joelho
Tornozelo e Pé
Articulações artríticas

Algumas recomendações são importantes antes de começar o tratamento com Plasma Rio em Plaquetas (PRP):
·         não esta recomendado a utilização de anti-inflamatórios não esteróides (AINES) uma semana antes do procedimento e no decorrer do tratamento.
·         Em caso de desconforto no local da aplicação a maioria dos pacientes requerem apenas analgésicos simples como Tylenol. Gelo ou calor podem ser aplicados à área, conforme necessário.
·         Na primeira semana após o procedimento o paciente deve evitar atividade física excessiva.


Veja video explicativo da técnica de aplicação do Plasma Rico em Plaquetas (PRP)