sexta-feira, 11 de maio de 2012

Não faça jejum!

Ficar muitas horas sem comer exige do corpo um esforço desnecessário e prejudicial.

O nosso cérebro precisa de energia constante (glicose) para se manter ativo e saudável, o que reflete na nossa saúde mental e emocional como um todo. O cérebro NÃO possui estoques de energia, portanto, quando ficamos mais do que 2,5 a 3 horas sem comer, como parte de uma rotina, por dias, meses, anos, o organismo entende como “escassez”, e fica em estado de alerta, acionando os mecanismos de ARMAZENAMENTO DE GORDURA, que é nossa melhor forma de estocar energia. Mesmo porque, para transformar gordura em energia, o organismo demanda também muita energia e maior tempo, e o cérebro não pode esperar. Ou seja, mesmo ficando sem comer você cria resistência à perda de gordura corporal. Por esse motivo, pessoas que costumam fazer de 2 a 3 refeições por dia não sentem muita fome, pois possuem o metabolismo muito mais lento, e muitas vezes não conseguem emagrecer, mesmo comendo pouco!

No jejum prolongado ou quando não comemos com a freqüência adequada, o organismo procura outras fontes de matéria-prima para transformar em energia rápida para o cérebro. Assim, lá se vão substâncias e componentes vitais do nosso organismo que são feitos de proteína, que é mais rapidamente transformada em energia (glicose) para o cérebro:
  • Músculos, que, além das funções de manter a força, resistência e sustentação do corpo, mantêm o metabolismo, auxiliando na queima de gordura;
  • Enzimas, que fazem TUDO acontecer no nosso organismo: digestão, produção de energia, renovação do DNA e de todas as células do corpo, desintoxicação do organismo, produção hormonal, circulação, respiração, sistema imunológico, etc;
  • Hormônios, que regulam diversas funções como as da Tireóide, Hipófise, Sistema reprodutor, pâncreas, rins, etc;
  • Neurotransmissores, responsáveis por mediar respostas sensoriais e emocionais como fome, sede, desejo, prazer e dor (regulam ansiedade, nervosismo, compulsão, depressão, irritabilidade, etc).
Em suma: sem fornecer matéria-prima constantemente, seu organismo fica em estado de estresse e você, além de ficar sem energia para fazer atividades normais do dia a dia e resistente à perda de gordura, ainda compromete suas atividades cerebrais, digestivas, hormonais e musculares, que dependem do alimento!

O ideal é que se faça de 5 a 6 refeições por dia (Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e às vezes uma ceia, para quem janta muito cedo).
Pense em comer algo SAUDÁVEL no máximo de 3 em 3 horas.
O melhor alimento para se comer entre as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) são as frutas frescas! Elas possuem fibras e carboidratos complexos, que permitem manter um fluxo de energia mais constante no sangue, evitando picos de glicemia. Outras boas opções de lanches: castanhas, frutas secas, barrinhas de cereal, sucos naturais.


Nosso organismo é muito esperto, portanto não tente enganá-lo.
Seu corpo é o seu bem mais precioso. Cuide dele!

Fonte:http://vanessaary.blogspot.com.br/


Nos dias 17 a 19 de Maio de 2012, o maior evento mundial em Anti-Aging e Medicina Regenerativa desembarca pela 4ª vez no Brasil, reunindo especialistas internacionais e exposição de tecnologias bio-médicas.
A Dra.Anaflávia Freire e Dra. Sabrina Rocha estarão participando deste congresso,meninas aguardem
meninas!!!

Talvez sejamos, no fim das contas, uma colcha de retalhos da vida. Mas que sejam...os então uma bela colcha nova enfeitando um quarto, um coração, talvez mesmo muitos corações e muitas vidas, a começar por nós mesmos.