quarta-feira, 11 de julho de 2012

bOM dIA!

O que são Hormônios Bioidênticos.

Hormônios Bioidênticos vs. Hormônios Sintéticos
                                                  Não-Bioidênticos


                Os hormônios bioidenticos (isomoleculares) são idênticos aos produzidos pelo organismo humano. O termo bioidêntico é classificado como um neologismo pseudocientífico que se refere aos hormônios endógenos.

São hormônios, como o próprio nome diz, idênticos aos hormônios que a natureza produz em nosso corpo. São substâncias que possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios naturalmente produzidos no corpo humano. Por esta razão, ocupam os mesmos receptores (fechadura) dos hormônios presentes nas células com a mesma exatidão do hormônio humano (chave). Ao serem repostos e absorvidos pelo organismo, são prontamente reconhecidos pelos receptores provocando o que chamamos de ‘resposta terapêutica fisiológica’. Os hormônios bioidênticos são capazes de reduzir de forma substancial os riscos de alguns tipos de câncer.

Ao contrário, os hormônios sintéticos (não-bioidênticos) possuem uma estrutura molecular tridimensional diferente dos hormônios endógenos. Da mesma forma que a cópia mal acabada de uma chave, os hormônios sintéticos não ocupam os receptores dos hormônios (fechadura) com a mesma perfeição que o hormônio bioidêntico, provocando o que chamamos de ‘resposta terapêutica não-fisiológica’. Ou seja, as células recebem uma mensagem diferente daquela produzida pelo hormônio endógeno, e, ao longo do tempo, por acúmulo de mensagens erradas, e em pessoas que já sejam geneticamente susceptíveis, pode haver um aumento da incidência de certos tipos de câncer.

Tipos de hormônios:


1) Natural: Cuja fonte é a natureza (animal, vegetal, mineral) sem sofrer nenhuma modificação artificial.


2) Sintético: Produzido por meio de um processo artificial, em laboratório.


3) Bioidêntico: Hormônio cuja estrutura molecular é idêntica a do equivalente encontrado no organismo humano (isomolecular). Os hormônios bioidênticos (ou isomoleculares) podem ser de origem sintética ou natural.


A Modulação Hormonal Bioidêntica visa deixar os níveis hormonais em uma concentração ideal, ou seja, a concentração em que o organismo trabalha de forma otimizada e plena, mantendo o corpo em elevado estado físico, psíquico e emocional.


Note a ligação incompleta entre o hormônio sintético não biodêntico e seu receptor celular


Hormônios bioidênticos presentes no mercado:


O termo ‘bioidêntico’ é utilizado para preparações que contêm hormônios.

Quais são?

  • Estradiol (E2)
  • Estriol(E3)
  • Dehidroepiandrosterona (DHEA)
  • 7 Keto DHEA
  • Pregnenolona
  • Progesterona
  • Testosterona
  • Melatonina
  • Tiroxina
  • Triiodotironina
  • Hormônio do crescimento humano (GH) produzido por tecnologia recombinante
  • Gonadotrofina Coriônica Humana - HCG
  • Ocitocina

Não são cópias, são idênticos, por isso não produzem os efeitos colaterais de forma semelhante aos produzidos pelos hormônios não-bioidênticos


Existem disponíveis no mercado formulações de hormônios bioidênticos que podem ser administrados através de várias rotas e formas, incluindo, cápsulas de liberação-lenta,cremes e géis transdermicos, comprimidos sublinguais, cápsulas e supositórios vaginais.

Nos Estados Unidos, tem predominado o uso de hormônios não bioidênticos nos últimos 40-50 anos, iniciando-se com a introdução dos contraceptivos orais na década de 1960.

Talvez o fator mais significativo do crescente interesse pelo uso dos hormônios bioidênticos é o medo ou a suspeita dos malefícios que a terapia de reposição com hormônios sintéticos pode causar. As pesquisas a respeito dos riscos associados à terapia com hormônios sintéticos têm estimulado as mulheres a discutirem outras formas de terapia. Isto ficou mais evidente com os resultados do estudo US government-sponsored Women´s Health Iniciative (WHI) de 2002.


Vantagens do uso de hormônios bioidênticos sintéticos ou naturais:


De acordo com os resultados de um estudo recentemente publicado no periódico Postgraduate Medicine, há dados fisiológicos e clínicos suficientes que demonstram que os hormônios bioidênticos, sintéticos ou naturais, estão associados à redução do risco de se desenvolver câncer de mama e doenças cardiovasculares, além de serem mais eficazes que os hormônios sintéticos não-bioidênticos.

Atualmente, a modulação hormonal bioidêntica é o método mais indicado para as terapias hormonais.


Os hormônios bioidênticos:


● Melhoram a qualidade de vida dos pacientes;

● Diminuem a inflamação crônica ou sub clínica

● Não aumentam o risco de câncer;

● Devem ser administrados pela via correta. (IMPORTANTÍSSIMO)

Os hormônios sexuais testosterona, estradiol, estriol e progesterona quando usados por via oral passam pelo fígado logo depois de absorvidos pelo estomago/intestino (a chamada primeira passagem hepática) e podem influenciar na coagulação sanguinea predispondo a tromboses (Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Tromboembolismo Venoso Profundo, etc.)

Já quando usado pela via transdérmica (pela pele) não há essa primeira passagem hepática e ao contrário, eles protegem de tromboses como sempre protegeram ao longo da vida.

Exemplos de casos de trombose:

  • Usuárias de anticoncepcional oral
  • Idosos que estão com quedas hormonais importantes.


Vantagens dos hormônios bioidênticos manipulados

As preparações manipuladas de hormônios bioidênticos oferecem vantagens indiscutíveis quando se compara com preparações hormonais industrializadas. Larga margem de variação nas dosagens, uso de veículos excipientes especiais, como gel transdérmico, concentração e composição individualizadas, permitem que se atinja o objetivo terapêutico de uma forma mais rápida, fisiológica e específica, respeitando as necessidades individuais de cada pessoa, elemento que, notoriamente, asseguram maior tolerabilidade, menor incidência de efeitos adversos e maior eficácia terapêutica.


Note a ligação completa entre um hormônio bioidêntico e seu receptor celular