quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bom Dia !!!

ANTIOXIDANTES E RADICAIS LIVRES INDUZIDOS PELO EXERCÍCIO FÍSICO.

 

Os Radicais Livres (RL) são formados durante os processos oxidativos da produção de energia. A respiração intensificada durante a atividade desportiva é acompanhada por uma produção maior de RL, que poderá ser aumentada, ainda mais, pela temperatura corporal elevada e maior nível dos hormônios do estresse.
Existem compostos antioxidantes que circulam no sangue que podem ajudar a reduzir o dano induzido pelos radicais livres (vitaminas C, E, Beta Caroteno).
Radical Livre é um átomo capaz de existir independentemente por um período de tempo extremamente pequeno, contendo um ou mais elétrons que não formam pares. São também chamados espécies reativas de oxigênio, com potencial de causar danos extensos ao organismo. As reações dos radicais livres envolvem a doação ou aquisição de um único elétron . Isto tende a criar outro radical, à partir do qual o processo poderá ser repetido, gerando reações em cadeia.
O desempenho desportivo altamente intensivo gera intensa produção de radicais livres e danos celulares correlatos. O consumo de oxigênio para a produção de energia aeróbica aumenta cerca de 20 vezes e o mesmo ocorre com a produção de radicais livres, pois ambos os processos estão inter-relacionados quantitativamente.
Os RL podem resultar da depleção de energia no músculo esquelético. Há aumento da auto oxidação de catecolaminas e produção de óxido nítrico, resultando em mais formação de RL.
A dor muscular após sessão intensa de exercícios em indivíduos menos treinados pode ter relação com os RL.
A suplementação antioxidante pode exercer efeito no caso de diminuição das defesas. A suplementação com vitamina E reduz o dano tecidual pós-exercício, assim como a glutationa aprimora o desempenho, prevenindo a oxidação induzida pelo exercício.
As vitaminas C e QIO, se administradas em altas doses, podem ter ação pró-oxidante, potencializando a geração de radicais livres.