segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gorduras do bem: entenda a importância e faça as pazes com elas.

Azeite extra-virgem contém substâncias com efeito bactericida



O excesso de frituras é prejudicial à saúde, mas é preciso cortar todas as gorduras da dieta? Todas as gorduras são iguais? O azeite é benéfico para o organismo? Entender a diferença entre as diferentes gorduras presentes nos alimentos é fundamental para absorver o que elas têm de melhor. De acordo com a nutricionista Gabriela Maia, “as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas à saúde. Encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral, as monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio”.

"Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura anti-inflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais, como a linhaça, óleo de canola, rúcula e semente de chia, maior fonte vegetal de ômega 3”, completa.
Veja dicas para consumir as gorduras do bem
Azeite: benefícios em duas colheres por diaExcelente fonte de antioxidantes, o azeite extra-virgem previne o envelhecimento precoce das células, além de doenças coronarianas e câncer. “Ele protege as artérias, diminui o colesterol total e aumenta o bom colesterol (HDL). Também combate doenças degenerativas, estimula a regulação da pressão arterial e reduz a glicemia. O azeite deve estar presente em dietas de emagrecimento pela ação antiinflamatória e pela sensação de saciedade que a gordura promove. Em média, duas colheres de sopa, diariamente, são suficientes”, diz a nutricionista Renata Lemos Fetter. Gabriela Maia explica que o azeite extra-virgem também contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo responsável por casos de gastrite.

De acordo com Renata Fetter, “o consumo excessivo de gorduras saturadas contribui para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão, AVC, infarto, elevação do colesterol, entre outros problemas”. Elas estão presentes no leite integral, bacon, creme de leite, manteiga, hambúrguer, nuggets e outros alimentos.
 
Atenção aos rótulosGabriela alerta para a necessidade de ler os rótulos antes de comprar um produto industrializado. “A ingestão diária máxima deste tipo de gordura deve ser de até 24g por dia. Para não ultrapassar o máximo indicado, é preciso estar atento àquilo que já vem pronto para comer. Por exemplo, uma caixa de lasanha individual congelada conta com 12g de gorduras saturadas, o que representa 55% do total recomendado”, complementa.

Mais conhecida como gordura trans, a gordura vegetal hidrogenada não traz nenhum benefício para o organismo. Muito utilizada para melhorar a consistência e a conservação de produtos industrializados, seu consumo deve ser limitado a cerca de 2,2g ao dia. “O excesso de gorduras trans pode causar perda de memória, obesidade, gordura no fígado (esteatose hepática), diabetes, doenças cardiovasculares, alergias, além de câncer de intestino, mama, próstata e pâncreas. A gordura trans está presente em biscoitos recheados, pipoca de microondas, margarina, salgadinhos, sorvetes, batata palha, entre outros alimentos”.