sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bom Dia !!! Vamos fazer uma dieta diferente?

TRANSIÇÃO SAUDÁVEL ENTRE JUVENTUDE, MEIA-IDADE E VELHICE.

      

A alimentação equilibrada á a base da boa saúde física e mental. Diversas doenças modernas decorrem de alimentação imprópria, gerando desequilíbrio qualitativo e quantitativo de alimentos.
Praticamente todos os órgãos, aparelhos e sistemas sofrem disfunções progressivas com avanço da idade. Não há uma causa específica para o envelhecimento, mas a soma dos fatores.
A teoria dos radicais livres no envelhecimento é comprovada, gerando diversos distúrbios metabólicos, principalmente no idoso, onde o metabolismo é mais lento.
A prevenção do envelhecimento patológico deve iniciar-se cedo, à partir dos 30 anos, idade limite para o inicio do decréscimo funcional do organismo, quando o metabolismo começa a decair.
Cuidados com alimentação, exercícios físicos e eliminação de vícios (álcool, fumo) poupam a saúde para a velhice. Seguir alimentação nutritiva, com pouca quantidade de gordura, pouco açúcar refinado e dar maior importâncias aos vegetais, carnes magras, ingestão abundante de líquidos (água, sucos naturais) é importante para a manutenção da saúde para o futuro. Alimentação balanceada associada a programas de atividades físicas, principalmente aeróbicas, proporcionam ao organismo transição saudável entre juventude, meia-idade e velhice.
A pessoa idosa tem necessidade especial de dieta com grande concentração de nutrientes por caloria, já que as necessidades energéticas na idade avançada estão muito reduzidas, além de menor capacidade digestiva e absortiva. Há, assim, necessidade de demanda maior de nutrientes reguladores para compensar o déficit metabólico. O balanceamento adequado das 3 principais fontes energéticas é de 10 a 15 %. do total calórico em proteínas, 20 a 30 %. em gordura e 50 a 60 % em carboidratos.
A suplementação vitamínico-mineral é importante na dieta do idoso, mas deve haver cuidado com megadoses de alguns nutrientes, principalmente as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).
Embora o metabolismo no idoso seja mais vagaroso, com menor consumo de oxigênio, a formação de radicais livres é elevada. Isto decorre do menor aporte de nutrientes antioxidantes. O importante na suplementação antioxidante não é ofertar megadoses vitamínico/minerais, mas um balanço racional, de uso constante. Doses moderadas de vitaminas e minerais são seguras e eficientes, pois se adequam ao metabolismo da idade avançada.Venha para Reviver e envelheça com saúde.