segunda-feira, 23 de julho de 2012



O QUE É MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA ?


A Moduulação Hormonal Bioidêntica é um novo tratamento que promove os conceitos de Saúde Preventiva, Medicina Integral e Medicina Pró-longevidade. Com o controle da Cadeia Hormonal, iniciada a partir da molécula de Colesterol, tendo a Pregnenolona como a mãe de todos os hormônios, o médico acompanhará o paciente numa viagem espetacular: a Modulação Hormonal Bioidêntica. O procedimento inicia com uma profunda avaliação feita pelo médico, colhendo informações importantes para instruir o Exame de Saliva. Após o paciente é encaminhado para fazer o Exame de Saliva, considerada a melhor forma para avaliar as dosagem de frações livres hormonais. A dosagem feita através de exame de sangue, além dos elevados custos, é imprecisa, pois os hormônios na corrente sangüínea estão em sua maior parte ligados a proteínas carreadoras ou receptores celulares, mascarando os resultados. Com o resultado do Exame de Saliva e análise dos gráficos gerados nas dosagens hormonais, são prescritos hormônios bioidênticos não cancerígenos ao paciente, de modo que se equilibre a cadeia hormonal.

O segredo do processo é que envelhecemos com a perda de hormônios e podemos rejuvenescer com a correta modulação dos mesmos, desde que corretamente avaliados, através do Exame de Saliva.


POR QUE O TRATAMENTO SE DENOMINA MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA ?

Porque hormônios bioidênticos são aqueles exatamente iguais aos produzidos pelo corpo humano. O problema com os hormônios sintéticos, com radicais hidroxi-,etinil- e outros, geram radicais livres e resíduos tóxicos e até mesmo cancerígenos.
Tratamento sem efeitos colaterais sempre é desejável e é o que se consegue com a utilização de doses adequadas de hormônios bioidênticos a cada indivíduo, seja homem ou mulher, proporcionando saúde. As doses hormonais são determinadas mediante o exame de saliva. São ministradas por via intradérmica para não prejudicar fígado nem rins, através de cremes que são manipulados em laboratórios idôneos, sempre sob a supervisão de um médico.
O conhecimento que há hormônios esteróides na saliva, e que podem ser medidos, está sendo usado por mais de 30 anos. Mas só recentemente a tecnologia alcançou essa informação, tornando possível a determinação exata dos níveis do hormônios da saliva. Com os anticorpos específicos para os hormônios esteróides chaves, identificados na saliva pelo laboratório, o médico poderá prescrever a medicação para fazer as correções necessárias para que você tenha uma vida longa e saudável.

COMO É FEITO O EXAME DE SALIVA ?



As avaliações do nível de hormônios esteróides há bem pouco eram realizadas em amostras de sangue, cuja coleta tem suas limitações. É invasora e difícil de cronometrar . O mais importante é que os níveis de hormônio do sangue representam o índice total do hormônio do seu corpo. A maioria dos hormônios do sangue, cerca de 95%, são limitados às proteínas específicas que os carregam pela sua corrente sangüínea e podem ser consideradas a fração de armazenamento de hormônio. Os outro 5% representam hormônios livres, disponíveis para mover-se fàcilmente em seus órgãos e cumprir suas funções. Sua saliva contem estes hormônios livres e podem fàcilmente ser medidos para dar um retrato exato dos hormônios que estão prontamente disponíveis.


Veja por que, em resumo, a saliva é o meio mais indicado para executar o exame:

- A coleta da saliva não é invasora e é feita no conforto da sua casa.



- A coleta de sangue é às vezes muito tensa e pode ser dolorosa. A coleta de saliva é muito simples e totalmente indolor.



- As amostra da saliva podem ser cronometradas precisamente o que é crítico para alguns hormônios.



- As amostras múltiplas da saliva podem ser feitas em um único dia para avaliar a flutuação diária.



- O exame de saliva é uma instrumento exato e flexível para ajustar e monitorar a terapia da reposição de hormônio.


- O teste de saliva mede os níveis dos hormônios livres, bio-disponíveis, aqueles hormônios que se movem livremente nas células e realizam os trabalhos críticos do corpo.


QUE BENEFÍCIOS TEREI COM ESSE TRATAMENTO ?

Os hormônios são os mensageiros que as glândulas mandam para orientar as suas células sobre o que elas devem fazer para proporcionar saúde, equilíbrio orgânico, bem-estar e retardar o envelhecimento. Os hormônios são gerados nos órgãos que pertencem ao sistema endócrino. Exemplos das glândulas endócrinas são as pituitárias, tireóide, timus, pâncreas, adrenais, ovários, testículos. Mais ou menos a partir dos 30 anos de idade, a produção dos hormônios diminui, acarretando vários sintomas indesejáveis que afetam a qualidade de vida.



Fazer a Modulação Hormonal Bioidêntica de maneira segura, sob supervisão médica é importante arma contra o envelhecimento e manutenção da saúde. O hormônio bioidêntico é uma estrutura química similar ao hormônio encontrado no nosso organismo. Diferentemente do hormônio sintético e natural, onde observamos uma estrutura química bem diferente da nossa. Ex.: isoflavona da soja, hormônio conjugado equino do cavalo e os hormônios sintéticos, manipulados em laboratórios.

A medicina antienvelhecimento através da modulação hormonal tem como objetivo não somente tratar aquelas pessoas que apresentam uma deficiência hormonal grave, isto é, abaixo da referência mínima, mas principalmente tratar aquelas que têm níveis hormonais dentro da faixa de referência, mas que mostram sinais e sintomas físicos de deficiência hormonal.O objetivo principal deste tratamento é desacelerar o envelhecimento e manter a saúde em ótimas condições sem doenças.


Veja a seguir os principais sintomas referentes à falta de hormônio no organismo e os benefícios que a Modulação Hormonal Bioidêntica proporciona:

Sintomas na Mulher
Fogachos (calorões)
Palpitação cardíaca
Suores noturnos
Insônia
Incontinência urinária
Irritabilidade, agressividade, nervosismo, impaciência e ansiedade
Ganho de peso
Ovário policístico
Cansaço físico e diminuição da força muscular
Depressão, alterações de humor e aumento da labilidade emocional
Ressecamento da pele
Aumento de pêlos faciais
Diminuição da libido
Secura vaginal
Suscetibilidade a infecções
Avidez por carboidratos ou doces
Dificuldade de concentração

Sintomas no Homem
Diminuição da sensação geral de bem-estar
Dor articular e muscular
Sudorese excessiva noturna
Insônia
Diminuição do fluxo urinário
Irritabilidade, agressividade, nervosismo, impaciência e ansiedade
Ganho de peso
Aumento da circunferência abdominal
Cansaço físico e diminuição da força muscular
Depressão, alterações de humor e aumento da labilidade emocional
Aumento da oleosidade de pele
Diminuição do crescimento da barba
Diminuição da libido
Diminuição do número de ereções matutinas
Suscetibilidade a infecções
Avidez por carboidratos ou doces
Dificuldade de concentração

Benefícios da terapia por Modulação Hormonal Bioidêntica

Aumenta a libido
Previne a osteoporose
Melhora o humor e aumenta a sensação de bem estar
Diminui a ansiedade e a depressão
Melhora a ereção e a capacidade de ejaculação Previne contra aparecimento da aterosclerose
Melhora a fadiga
Aumenta a força e a massa muscular
Melhora a resposta imunológica
Aumenta a capacidade de memória e funções cognitivas
Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Melhora a qualidade de vida
Retarda o envelhecimento
Diminuição da gordura abdominal
Diminuição da resistência a insulina (Diabetes tipo II)
Diminuição da taxa de colesterol
Melhora a insônia
Melhora o trofismo urogenital (secura da mucosa vaginal)
Alivia as ondas de calor (fogachos)


Fonte:
Texto – Jornal Conversa Pessoal – Portal do Servidor – Saúde
Ano X - Número 112 - março – 2010 - http://www.senado.gov.br
Imagens
AEINDECO – ASSOC. EVANGELICA PARA INTEGRACAO E DESENV. COMUNITARIO
LAB VITRUS - LABORATÓRIO DE ANÁLISES E PESQUISAS CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE / RSFORMÉDICA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO