terça-feira, 28 de agosto de 2012

Um Bom Dia a Todos !!!


Colesterol nas crianças, existe!

 
 
De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 45 milhões de crianças, em todo o mundo, sofrem com o sobrepeso e até a obesidade, o que pode contribuir para a elevação do mau colesterol nos organismo dos baixinhos.
Em tempos de fast food, gorduras saturadas, trans, açúcares e outras guloseimas disponíveis nas prateleiras do mercado o nível alto de colesterol em crianças tem sido mais comum.
Para a nutrologa Liliane Oppermann, o colesterol é uma substância importante na fabricação de vitamina D, sendo responsável pelo transporte da gordura no corpo e manutenção das células, mas, é claro, há um limite tênue entre quantidade de colesterol saudável (HDL) para o organismo e quantidade maléfica (LDL) que pode acarretar em doenças cardiovasculares.
“As crianças precisam de doses de colesterol, derivadas de uma alimentação saudável e controladas pela prática de exercícios. Se a ingestão de gorduras for excessiva e a queima ineficaz, há possibilidade de entupimento de artérias e consequências negativas para a saúde dos pequenos”, explica a nutróloga.
A nutróloga faz um alerta aos pais para que avaliem e monitorem os hábitos nutritivos e o peso das crianças, já que o colesterol alto não tem sintomas. “Uma alimentação saudável, provida de fibras, frutas, legumes e verduras é um combatente do mau colesterol. Como a doença não manifesta sintomas em curto e médio prazo, o melhor é evitar o excesso de doces e gorduras na alimentação dos baixinhos,” explica a doutora.

Fonte: Gazeta Saúde