quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dicas de como preparar ovos sem risco de contaminação.


Por Teresa Cristina
Personal Cooker





Devem ser recusados os ovos quebrados, rachados, com trincas ou sujos.
Depois de comprados, os ovos devem ser retirados da embalagem e colocados em uma embalagem de plástico com tampa e armazenados dentro da geladeira.
Antes de usar, eles devem ser lavados com água corrente e, após a manipulação, as mãos e utensílios que tiveram contato com os ovos devem ser lavados com água e sabão.
Os ovos não podem ser consumidos crus ou mal cozidos. Vale lembrar também que o tempo de cozimento do ovo inteiro deve ser de sete minutos após o início da fervura. Para outras preparações, as gemas e claras devem estar coaguladas.
A contaminação dos ovos por Salmonella ocorre por duas origens; durante a fase de formação e postura do ovo ou devido à manipulação e/ou armazenamento inadequado pelos produtores, comerciantes e consumidores.
É necessário que haja adequação das práticas adotadas durante a compra, armazenamento, manipulação e preparo seguro de ovos no domicílio para a diminuição do risco de infecção por Salmonella.
Na parte do preparo e consumo, o maior risco identificado pelos pesquisadores foi o consumo do ovo frito com gema mole, seguido por suflês, musses e coberturas de bolos preparados com ovos crus.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário